segunda-feira, 28 de março de 2022

Como evitar problema na coluna em atividades domésticas

 



A pandemia fortaleceu os cuidados com o lar, potencializando posturas incorretas nas atividades diárias

Trabalhos domésticos são parte da rotina de qualquer pessoa. Seja varrer a casa, lavar louça, arrumar o próprio armário, são essenciais e, muitas vezes, realizados não apenas por profissionais especializadas.

Se você é profissional de limpeza, ou quem se encarrega da manutenção do asseio diário do lar, é preciso ficar atento aos cuidados para não causar danos para a coluna. E mesmo que você não faça atividades em casa corriqueiramente, também é preciso estar alerta.

E quem nunca precisou pendurar roupas no varal ou apenas tirar um pouco de pó de casa? Saiba que estas pequenas e rápidas atividades precisam ser realizadas de forma correta. 

Além disso, a pandemia favoreceu que as pessoas cuidassem mais de suas casas, primeiro por conta do isolamento e, em outro momento, para maior higienização.

O Dr. Lucas Vasconcellos diz que carregar peso e agachamentos sem flexão dos joelhos são as atividades que mais trazem problemas para a coluna. Contudo, ele aconselha como evitar as dores na coluna realizando atividades domésticas. “Procure sempre manter a coluna reta, evitando carregar pesos. Além disso, faça caminhadas diárias, que contribuem para o bem-estar da coluna”.

E para facilitar o dia a dia, o neurocirurgião especializado em coluna preparou algumas dicas de como prevenir problemas nas costas.

“Ao varrer a casa, atente-se para não inclinar o corpo e mantenha uma postura reta, com os pés afastados um do outro. Para lavar a louça ou cozinhar, mantenha certa distância da pia ou do fogão e a coluna ereta. Se for arrumar gavetas, o ideal é sentar-se em uma altura confortável, favorecendo o alinhamento da coluna. E as roupas, estenda em um varal baixo, como aqueles de pé”, orienta o Dr. Lucas Vasconcellos.

 

Compartilhe:
Continue Lendo →

segunda-feira, 21 de março de 2022

A natação ajuda a prevenir problemas na coluna







Utilizando os grupos musculares em conjunto, a atividade auxilia, também, na recuperação das lesões

A natação é um esporte muito benéfico para o corpo, especialmente, quando falamos sobre a coluna. Combinando força, com movimentos coordenados dos membros inferiores e superiores, o exercício da natação permite que sejam trabalhados todos os grupos musculares de forma conjunta, refletindo na perda de peso, na melhora do condicionamento físico, além de ajudar na recuperação de lesões, por exemplo.

A atividade, por sua densidade, gravidade e pressão, oferece aos praticantes um ambiente para exercícios sem cargas excessivas, contribuindo para a reabilitação de pacientes com problemas de coluna, funcionando como uma terapia complementar.

“A natação trabalha muito o alongamento melhorando o alinhamento da coluna, condicionamento físico e fortalecimento de membros superiores, afirma o Dr. Lucas Vasconcellos. 

Por trabalhar os grupos musculares concomitantemente, a natação favorece diversos aspectos que influenciam na coluna, como o equilíbrio muscular, melhorando a postura corporal; a circulação sanguínea; a redução do estresse, da ansiedade e da depressão; alivia na redução da tensão muscular e no emagrecimento.

Mas para isso, o Dr. Lucas faz uma observação importante. “Realizar os movimentos de forma correta e de forma moderada”, orienta.

Além disso, o neurocirurgião especializado em coluna comenta sobre a periodicidade indicada para a prática da natação. “O ideal é que seja realizada de duas a três vezes na semana”, finaliza o Dr. Lucas Vasconcellos.

 


Compartilhe:
Continue Lendo →

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

 


Como a hérnia de disco afeta a sua vida

Com atividades físicas diárias, é possível diminuir as dores da hérnia e, caso precise de cirurgia, procedimentos minimamente invasivos ajudam na rápida recuperação

Segundo o neurocirurgião especializado em cirurgia minimamente invasiva na coluna, Dr. Lucas Vasconcellos, a hérnia de disco, ou hérnia cervical, é um abaulamento do disco intervertebral devido lesão ou fragilidade do ângulo do disco. 

“Ela tem como suas principais causas traumas, sobrecargas do dia a dia, má postura, sobrepeso e falta de cuidados com a coluna. Contudo, o motivo predominante é a predisposição genética. Quem possui fatores genéticos precisa ficar mais atento, no entanto, isso não exclui, mesmo com menor hipótese, quem não possui hereditariedade”, alerta o Dr. Lucas. 

O dia a dia de quem tem hérnias de disco são difíceis, com limitações de mobilidade, dores incapacitantes e a consequente piora na qualidade de vida, mas o neurocirurgião dá dicas para que as dores sejam minimizadas.

“Se você tem hérnia de disco, faça atividades físicas, pelo menos, três vezes na semana por 30 minutos e alongamentos diários ao acordar”, orienta Vasconcellos.

Dores persistentes, que atingem outros membros requerem atenção, afinal, pode estar mais propensa a cirurgia. “Sintomas que duram mais que 15 dias, com irradiação para pernas e braços, e com presença de déficits neurológicos, como perda de força e sensibilidade podem indicar a gravidade do problema.

Mas a boa notícia é que, atualmente, as cirurgias são mais simples e com tempos curtos de recuperação. 

“Hoje, realizamos procedimentos minimamente invasivos com alta no mesmo dia, em que o paciente sai andando e sem dores, permitindo o retorno ao trabalho em 24 horas. Já nos casos mais graves, as cirurgias são mais dinâmicas, com próteses de última geração e permitem o retorno do paciente para suas atividades normais em duas semanas”, completa o Dr. Lucas Vasconcellos. 

Se você tem algum dos problemas mencionados acima, não hesite em procurar ajuda. Clique aqui e fale comigo!

 

Compartilhe:
Continue Lendo →

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Como evitar dor lombar no trabalho

 



Segundo a OMS, o problema afeta sete em cada dez pessoas de diversas idades e por muitos fatores, como má postura


Uma das queixas mais comuns dos brasileiros é a lombalgia, mas conhecida como dor nas costas. Entre as causas estão o mau posicionamento, mesmo para pegar objetos, mas que, também, pode acontecer por problemas mais sérios como inflamação, infecção, hérnia de disco e, inclusive, por fatores emocionais. 

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), oito em cada 10 pessoas sentem dores lombares. Isso representa 80% da população com problemas nas costas, fazendo com que ela seja a segunda principal causa dos pacientes procurarem os médicos, atrás, apenas, da dor de cabeça. 

Especialmente no ambiente de trabalho, com frequência, as queixas de dor lombar estão ligadas pelo mau posicionamento do corpo. “Além disso, ficar muitas horas na mesma posição também pode ser um dos pontos iniciais da dor nas costas”, salienta o neurocirurgião especializado em coluna, Dr. Lucas Vasconcellos. 

Contudo, de modo geral, a dor lombar pode ser diminuída, ou até mesmo evitada, com ações simples e diárias. “Já que estamos falando de ambiente de trabalho, alongamentos diários são ideias. Mas, também, para quem pode, realizar pequenas caminhadas de hora em hora contribui bastante”, orienta o Dr. Lucas. 

Atenção ao alerta

Associar uma dor a algum problema mais sério, pode não ser nada fácil e, às vezes, as pessoas nem se preocupam com isso. Mas o Dr. Lucas faz um alerta importante sobre o momento em que se deve buscar ajuda médica. 

“Se você sentir dores por mais de 15 dias, irradiando para os braços ou para as pernas, perda de força ou sensibilidade é sinal de que você precisa buscar um profissional quanto antes”, avisa.

Por fim, o neurocirurgião comenta que este problema é um dos que mais levam as pessoas a buscarem consultas. “Hoje, uma das principais causas de visitas de pacientes ao consultório é a dor nas costas que as pessoas sentem quando estão trabalhando”, conclui o Dr. Lucas.

Para saber mais sobre dor lombar, suas causas e tratamento, acesse o site do Dr. Lucas Vasconcellos e confira as notícias sobre o tema!

Compartilhe:
Continue Lendo →

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Riscos na prática do skate


Fortalecer os músculos e a coluna é fundamental para andar de skate, já que o esporte causa um grande impacto no corpo humano

O skate é uma prática esportiva de muito impacto para o corpo devido, inclusive, às suas manobras. Com isso, a degeneração da coluna é inevitável. Ainda mais quando o skatista esquece de outros fatores importantes, como alongamentos prévios e uma alimentação equilibrada e balanceada.

Além disso, a idade é outro fator relevante para danos à coluna, já que os discos, com o passar do tempo, vão se desidratando e perdem a capacidade de absorver impactos entre as vértebras.

O ideal é fortalecer os músculos para ganhar maior apoio postural na coluna e evitar graves problemas futuros. Além dos alongamentos antes de andar de skate, é fundamental procurar atividades como Pilates e RPG, além de fazer exercícios de fortalecimento constantemente.

Também é fundamental contar com as orientações de um especialista, como o Dr. Lucas Vasconcellos, que já realizou cirurgias de muito sucesso, inclusive com a implantação de próteses para skatistas fraturados. 

Compartilhe:
Continue Lendo →

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Clínica Dr. Lucas Vasconcellos agora tem telemedicina para problemas na coluna

 


Conte com um atendimento rápido que pode ajudar a evitar problemas mais graves na coluna e contribuir com a sua qualidade de vida, sem que ele saia de casa

A telemedicina tem como primeiro relato a aplicação em 1910, em Londres, na Inglaterra. Com o tempo foi ganhando muito mais espaço, especialmente nos dias atuais, com a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social, que gerou maior demanda por este tipo de atendimento.

É uma prática médica remota, com diversas funções, como acompanhamento do paciente, análise de resultados de exames e de laudos, entre outros.

Além disso, a telemedicina também está muito presente para auxiliar as pessoas quando falamos sobre a coluna. Muitos procedimentos ainda precisam ser tratados presencialmente, mas há outros que podem ser apoiados por meio de consultas online, como a lombalgia, por exemplo.

E agora a Clínica Dr. Lucas Vasconcellos leva este benefício aos clientes, com a telemedicina. Desta forma, será possível oferecer auxílio ao seu paciente em diversas questões, inclusive em casos posturais, que podem ser tratados à distância, proporcionando mais qualidade de vida às pessoas, sem que precisem comparecer em alguma consulta.

Por isso,  entre em contato e saiba se seu caso pode ser resolvido online. 

Compartilhe:
Continue Lendo →

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Equitação e os riscos para a coluna

 


Andar a cavalo, pode não ser tão benéfico para a coluna, por isso a atenção é fundamental

De acordo com a definição, a equitação é uma parte importante do hipismo, pois é nela que você aprende a andar a cavalo e, posteriormente, pode competir, se assim desejar.

No entanto, a forma como anda a cavalo pode trazer prejuízos para a coluna, ainda mais se você faz a prática do hipismo, que exige muito mais esforço físico.

Dados da pesquisa do Movimento Saltando com Saúde, criada em 2013, mostram  que foram registrados traumas na coluna em 24% dos atletas de hipismo, sendo 40% dos danos na lombar, 29% na sacral, 22% na cervical e 9% na torácica.

A melhor forma de evitar problemas na coluna, inclusive casos mais graves, é adquirindo muito conhecimento pois, seja para cavalgar ou competir, saber como fazer é essencial. Além do mais, equipamentos de segurança, como capacete, protetor de coluna e torácico são primordiais para que você fique mais seguro ao montar no cavalo.
Conte com a Clínica Dr Lucas Vasconcellos para mais orientações.

 

Compartilhe:
Continue Lendo →

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Como evitar lesões nas partidas de tênis

 



A coluna também sofre com uma prática esportiva inadequada, mas alguns cuidados e muito treino ajudam a evitar danos para o corpo

O tênis precisa ser praticado com cuidado, já que, como diversas modalidades, requer muito da parte física do competidor. Em princípio, é importante entender que não é com força que se joga tênis, mas sim com técnica.

Em 2012 foi divulgado um estudo realizado entre 1994 e 2009, com competidores do US Open, torneio disputado nos Estados Unidos, agregando todas as lesões causadas pela modalidade. Contudo, também é importante ponderar sobre fatores de risco que podem atenuar os problemas, como o nível do praticante, idade e até o tipo de quadra.

Entre as lesões constatadas está a da coluna, causada pelo backhand, o golpe de fundo, no terço da quadra, para defender ou atacar. Este movimento pode sobrecarregar a coluna se for executado de forma errada, que acontece, de modo geral, com os braços encolhidos junto ao tronco.

Como evitar as lesões?

Primeiro, é fundamental treinar bastante pois, como dito anteriormente, a técnica é a chave para jogar de maneira correta. Além disso, ter uma raquete de qualidade e indicada para o seu tipo de tenista é fundamental, assim como ter o par de tênis ideal.

Porém, antes mesmo de treinar e jogar, alguns cuidados podem ser muito benéficos, como fazer um aquecimento antes de entrar na quadra e, já dentro dela, efetuar trocas de bola de forma leve. Uma boa alimentação, equilibrada e saudável, e uma noite de sono bem dormidas são ferramentas para contribuir com o bem-estar do corpo, além de contar com orientações médicas adequadas.

Aqui na Clínica Dr. Lucas Vasconcellos você tem todo apoio especializado para prevenir e tratar lesões! Conte conosco.

Compartilhe:
Continue Lendo →

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Quando procurar cuidados para melhorar o bem-estar na coluna

 

Cuidar da coluna é extremante importante. Em um primeiro momento, sem grande grau de preocupação, há a relação com o dia a dia, sem incômodos por conta das dores. Porém, especialmente mais crítica, é a associação destas dores com a saúde e o bem-estar.

Estar atento, até mesmo a pequenos sinais, pode evitar problemas futuros. Desta forma será possível procurar ajuda médica especializada no momento mais adequado.

Algumas situações exigem um olhar clínico e você precisa estar atento, como se tiver sofrido alguma queda ou um trauma na coluna; se sentir dormência nos braços e pernas, em especial, ao caminhar; se sentir fraqueza nos braços ou pernas, ainda mais se acompanhada de dor na coluna; se sentir dores por mais de 3 ou 4 semanas seguidas. Perda da função intestinal ou da bexiga; dor noturna; se tiver mais de 60 anos; se tiver dor cervical que irradia para os membros superiores; ou se tiver dificuldades para andar.

De modo geral, estes sintomas podem ser muito mais preocupantes do que imaginamos. Por isso, não espere para buscar a opinião de um especialista. Fale com a Clínica Dr. Lucas Vasconcellos e cuide do seu bem-estar
.

Compartilhe:
Continue Lendo →

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Por que escolher um neurocirurgião para os problemas na coluna?


Neurocirurgiões e ortopedistas são especialistas em coluna, com diferenças em suas atuações. O primeiro é responsável pela cirurgia do sistema nervoso central e periférico, incluindo a coluna e as ramificações nervosas; já o segundo trata apenas do sistema músculo esquelético.

Diversos sintomas podem estar associados à coluna, como dores de cabeça, desmaios, crises epilépticas, alterações da sensibilidade, perda de força, alterações na visão e no estado mental, perda de memória, tonturas, tremores, distúrbios do sono, entre outros, para os quais muitas vezes não damos a devida atenção.

Buscar antecipadamente a avaliação de um neurocirurgião pode ajudar no descarte de tratamentos inadequados e o correto encaminhamento para solução do problema.

O Dr Lucas Vasconcellos, por exemplo, é neurocirurgião e pode mostrar o que há de mais recente nos tratamentos para acabar de vez com problemas de coluna e outros que trazem dores e indisposição às pessoas.

Agende o seu horário e conheça mais.


Compartilhe:
Continue Lendo →

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

O que é a neurocirurgia para prótese de disco?


Você sabia que o neurocirurgião é um especialista que atua com intervenção cirúrgica tratando diversas doenças no sistema nervoso central e periférico, como a coluna?

Dores na coluna e alterações da sensibilidade são alguns dos sintomas mais comuns que podem fazer com que as pessoas precisem de um neurocirurgião.

E eles podem estar diretamente relacionados aos problemas na coluna, com os discos intervertebrais, que dão rigidez e flexibilidade à coluna.

A artroplastia é a cirurgia responsável por retirar o disco lesionado, substituindo-o por uma prótese articulada, com o objetivo de estabilizar a coluna e reproduzir o seu movimento normal.

Indicada nos casos de hérnias de disco cervicais, a artroplastia é utilizada nos casos em que o desgaste da coluna não é tão avançado.

Tem dor na coluna e quer mais qualidade de vida?

Fale com a Clínica Dr Lucas Vasconcellos e conheça mais sobre todas as possibilidades de bem-estar disponíveis.


Compartilhe:
Continue Lendo →

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Cuidados na prática do golfe e impactos na coluna

 


Você gosta de jogar golfe? Então precisa se atentar para alguns cuidados, para evitar lesões mais sérias em sua coluna. Segundo o Jornal do Golfe, mídia especializada do esporte, cerca de 80% dos golfistas sofrem com dor em algum momento da vida.

E mesmo sendo considerada de baixo impacto, a modalidade traz prejuízos para o corpo com o passar do tempo, especialmente, na região lombar, muito por conta do swing, movimento realizado para acertar a bola.

“É bem mais simples evitar que sua coluna seja afetada de forma agressiva: muito treino e exercício de fortalecimento, além de correção postural e acompanhamento médico especializado”, explica do Dr Lucas Vasconcellos, referência no assunto.

Para fazer o movimento de acertar a bola, além de ter o taco em mãos e realizar a ação, o golfista precisa intensificar a estabilidade que, no geral, não é trabalhada em treinos pelos atletas. Além de segurar o taco corretamente, fortalecer a estabilidade ajuda no controle da mobilidade do corpo, preservando a coluna. Por isso é extremamente importante fazer exercício, como exemplo, para controle de postura, para mobilidade lombar e para estabilidade de quadril.

Carregar os tacos nas costas também é severamente prejudicial para a coluna. Por isso muitos golfistas utilizam os carrinhos elétricos de golfe.

Se praticado com cuidado e com muito exercício de fortalecimento, o golfe é muito recomendado para aliviar as tensões do dia a dia.


Compartilhe:
Continue Lendo →