segunda-feira, 28 de março de 2022

Como evitar problema na coluna em atividades domésticas

 



A pandemia fortaleceu os cuidados com o lar, potencializando posturas incorretas nas atividades diárias

Trabalhos domésticos são parte da rotina de qualquer pessoa. Seja varrer a casa, lavar louça, arrumar o próprio armário, são essenciais e, muitas vezes, realizados não apenas por profissionais especializadas.

Se você é profissional de limpeza, ou quem se encarrega da manutenção do asseio diário do lar, é preciso ficar atento aos cuidados para não causar danos para a coluna. E mesmo que você não faça atividades em casa corriqueiramente, também é preciso estar alerta.

E quem nunca precisou pendurar roupas no varal ou apenas tirar um pouco de pó de casa? Saiba que estas pequenas e rápidas atividades precisam ser realizadas de forma correta. 

Além disso, a pandemia favoreceu que as pessoas cuidassem mais de suas casas, primeiro por conta do isolamento e, em outro momento, para maior higienização.

O Dr. Lucas Vasconcellos diz que carregar peso e agachamentos sem flexão dos joelhos são as atividades que mais trazem problemas para a coluna. Contudo, ele aconselha como evitar as dores na coluna realizando atividades domésticas. “Procure sempre manter a coluna reta, evitando carregar pesos. Além disso, faça caminhadas diárias, que contribuem para o bem-estar da coluna”.

E para facilitar o dia a dia, o neurocirurgião especializado em coluna preparou algumas dicas de como prevenir problemas nas costas.

“Ao varrer a casa, atente-se para não inclinar o corpo e mantenha uma postura reta, com os pés afastados um do outro. Para lavar a louça ou cozinhar, mantenha certa distância da pia ou do fogão e a coluna ereta. Se for arrumar gavetas, o ideal é sentar-se em uma altura confortável, favorecendo o alinhamento da coluna. E as roupas, estenda em um varal baixo, como aqueles de pé”, orienta o Dr. Lucas Vasconcellos.

 

Compartilhe:
Continue Lendo →

segunda-feira, 21 de março de 2022

A natação ajuda a prevenir problemas na coluna







Utilizando os grupos musculares em conjunto, a atividade auxilia, também, na recuperação das lesões

A natação é um esporte muito benéfico para o corpo, especialmente, quando falamos sobre a coluna. Combinando força, com movimentos coordenados dos membros inferiores e superiores, o exercício da natação permite que sejam trabalhados todos os grupos musculares de forma conjunta, refletindo na perda de peso, na melhora do condicionamento físico, além de ajudar na recuperação de lesões, por exemplo.

A atividade, por sua densidade, gravidade e pressão, oferece aos praticantes um ambiente para exercícios sem cargas excessivas, contribuindo para a reabilitação de pacientes com problemas de coluna, funcionando como uma terapia complementar.

“A natação trabalha muito o alongamento melhorando o alinhamento da coluna, condicionamento físico e fortalecimento de membros superiores, afirma o Dr. Lucas Vasconcellos. 

Por trabalhar os grupos musculares concomitantemente, a natação favorece diversos aspectos que influenciam na coluna, como o equilíbrio muscular, melhorando a postura corporal; a circulação sanguínea; a redução do estresse, da ansiedade e da depressão; alivia na redução da tensão muscular e no emagrecimento.

Mas para isso, o Dr. Lucas faz uma observação importante. “Realizar os movimentos de forma correta e de forma moderada”, orienta.

Além disso, o neurocirurgião especializado em coluna comenta sobre a periodicidade indicada para a prática da natação. “O ideal é que seja realizada de duas a três vezes na semana”, finaliza o Dr. Lucas Vasconcellos.

 


Compartilhe:
Continue Lendo →